Consulta de Psicologia de Adolescentes – da desarmonia ao sucesso
A Consulta de Psicologia de Adolescentes tornou-se um imperativo, nos tempos que correm, para os pais que querem o melhor para os seus jovens filhos, na atualidade e no futuro.
Consoante o pedido, ou o problema que é apresentado, pretende-se numa primeira consulta de psicologia de adolescentes, fazer a avaliação da situação no que diz respeito a três áreas fundamentais:
1. Como está a decorrer o desenvolvimento nessa faixa etária (por referência aos padrões considerados normais);
2. Existe patologia estabelecida, ou suspeita de estabelecimento insidioso da mesma;
3. A estrutura do carácter apresenta-se normal ou tem traços de alteração em relação ao desejável para uma vida de sucesso na vida adulta.
Depois de o Psicólogo fazer a avaliação dessas três áreas pode passar-se então à fase em que é proposta o tipo de intervenção. Qualquer alteração numa dessas áreas pode merecer, consoante a gravidade, a realização de uma psicoterapia, para correção e harmonização da estrutura psíquica em desenvolvimento. Em algumas situações podem bastar consultas de seguimento, com periodicidade alargada, com intervenções pontuais, mais intensivas nalguns momentos. Se tudo estiver bem pode fazer-se um seguimento anual, como uma atitude preventiva.
Derivada da consulta de psicologia com o adolescente pode sobressair a necessidade de sessões de Aconselhamento Psicológico Educativo, que podem ajudar os pais a lidar melhor com as especificidades desse período de desenvolvimento.
Por princípio os pais estarão envolvidos no processo de consultas, exceto em adolescentes em que pela sua idade e por acordo dos pais a consulta se realize apenas com o adolescente.