Consulta de Psicologia de Adultos – da angústia à tranquilidade
A Consulta de Psicologia de Adultos é procurada, sobretudo, em três situações:
1. Pessoas que se encontram em situação de crise
2. Pessoas com sofrimentos psicológicos crónicos
3. Pessoas que se encontram com problemas que não conseguem ultrapassar
Em qualquer destas situações a Consulta de Psicologia de Adultos é orientada para o estabelecimento de um diagnóstico preciso da situação ou queixas que o paciente apresenta.
O métodos utilizado em primeiro lugar é a consulta orientada para a avaliação clínica da situação. Através do processo de consulta, o Psicólogo qualificado e experiente consegue, na maioria dos casos, estabelecer um diagnóstico seguro.
Em situações mais complexas, ou por cuidado, para despistar patologias que se instalam de forma insidiosa, pode o Psicólogo Clínico propor a realização de exames complementares (testes). Estes exames permitem esclarecer a situação e estabelecer, então, para estes pacientes um diagnóstico preciso.
Após o diagnóstico estabelecido, pode então ser proposto o tratamento considerado adequado. Este tratamento pode consistir numa psicoterapia, em sessões de aconselhamento psicológico individual, em consultas de acompanhamento espaçadas (com possíveis acompanhamentos pontuais mais intensivos), ou outro tipo de tratamento que seja o mais adequado face ao diagnóstico estabelecido.
A Consulta de Psicologia de Adultos é tanto adequada a pessoas com problemas considerados graves quer a pessoas com situações aparentemente correntes, mas para cuja ultrapassagem precisam da ajuda de um profissional de Psicologia experiente e qualificado.