Consulta de Psicologia de Crianças – das dificuldades à segurança
A Consulta de Psicologia de Crianças tornou-se um bem necessário, nos tempos que correm, para os pais que querem filhos seguros, tranquilos e com sucesso (escolar e pessoal) na atualidade e no futuro.
Consoante o pedido, ou o problema que é apresentado, pretende-se numa primeira consulta de psicologia de Crianças, fazer a avaliação diagnóstica da situação no que diz respeito a três áreas fundamentais:
1. Como está a decorrer o desenvolvimento infantil? Existem desarmonias no desenvolvimento?;
2. Existe algum tipo de patologia que se esteja a expressar?;
3. A personalidade apresenta uma evolução normal ou tem traços de alteração em relação ao desejável que podem interferir nas fases de desenvolvimento subsequentes?
Depois de o Psicólogo fazer a avaliação dessas três áreas pode passar-se então à fase em que é proposta o tipo de intervenção. Qualquer alteração numa dessas áreas pode merecer, consoante a gravidade, a realização de uma psicoterapia, para correção e harmonização da estrutura psíquica em desenvolvimento. Em algumas situações podem bastar consultas de seguimento, com periodicidade alargada, com intervenções pontuais, mais intensivas nalguns momentos. Se tudo estiver bem pode fazer-se um seguimento anual, como uma atitude preventiva.
A Consulta de Psicologia de Crianças recorre a várias aproximações podendo recorrer-se a testes, de avaliação intelectual e cognitiva ou de personalidade, para se chegar ao diagnóstico correto da situação.
Derivada da consulta de psicologia com a Criança pode sobressair a necessidade de sessões de Aconselhamento Psicológico Educativo, que podem ajudar os pais a lidar melhor com as especificidades desse período do desenvolvimento infantil.
Os pais estarão sempre envolvidos no processo de consultas, quer estando presentes na consulta inicial quer na síntese final em que serão discutidas as propostas clínicas apresentadas.