Psicoterapia de Adolescentes
A Psicoterapia de Adolescentes tem o objetivo de harmonizar o desenvolvimento perturbado ou tratar patologias próprias dessas faixas etárias.
A adolescência é o períodoso terminal do desenvolvimento infantil e juvenil. Tem-se aí uma oportunidade de intervenção privilegiada para intervir. A estrutura psíquica, ainda em desenvolvimento, permite ao psicoterapeuta experiente intervir na psicoterapia do adolescente de uma forma mais directa que em idades posteriores denominadas de estado adulto.
A nossa experiência em psicoterapia de adolescentes mostra que a obtenção de resultados é muitas vezes evidente, com frequências ou períodos de terapia muito inferiores, se comparados com a psicoterapia de um adulto (isto naturalmente com a ressalva de certas patologias graves, que pela sua natureza implicam um trabalho insistente e bastante mais demorado).
Certas transformações, assim como algumas experiências, são naturais neste período. No entanto(!), comportamentos desadequados, tais como consumos, impertinência recorrente, fobias (medos), insucesso escolar, são sempre sinais de alerta de que algo de anormal se passa.
O Psicólogo Clínico é o especialista na sua área. A ele compete fazer a avaliação do desenvolvimento do adolescente. A partir daí avalia-se a pertinência e necessidade de um acompanhamento da evolução do desenvolvimento. Caso necessário será proposta uma psicoterapia.
A psicoterapia de adolescentes efetua-se com base na realização de sessões periódicas, normalmente uma vez por semana. No entanto, a proposta de psicoterapia terá de levar em conta a avaliação efetuada pelo Psicólogo, podendo ser propostas outras frequências .
As técnicas utilizadas são mais parecidas com as da psicoterapia de adultos, baseando-se na terapia relacional mediada pela palavra, embora em pré-adolescentes e com certos adolescentes, nas fases iniciais outras técnicas (sobretudo o desenho) possam, e devam, ser utilizadas.
Psicoterapia de Crianças
A Psicoterapia de Crianças tem como objetivo resolver vários tipos de problemas que ao longo do desenvolvimento se podem apresentar.
Estes problemas podem ter a ver com aspetos que poderemos considerar patológicos do desenvolvimento ou com desarmonias do desenvolvimento. Em qualquer dos casos a normal evolução da criança fica comprometida com consequências no imediato. Mais preocupantes são as consequências no médio e longo prazo.
A Psicoterapia de Crianças é aconselhada em ambas as situações anteriores. Visa tratar áreas patológicas estruturais ou re-harmonizar a capacidade de seguir uma linha de desenvolvimento normal.
É sempre aconselhada na sequência de uma ou mais consultas de Psicologia onde é feita uma avaliação diagnóstica da situação.
A frequência habitual de uma Psicoterapia infantil é de uma sessão semanal, podendo no entanto variar consoante a avaliação efetuada pelo Psicólogo. Normalmente efetuam-se no contexto da psicoterapia de uma criança, sessões com os pais e a criança, visando permitir aos mesmos um acompanhamento mais integrado do decorrer da psicoterapia e poderem colocar as questões que se lhes põem e procederem de forma articulada com o psicoterapeuta infantil, dentro do eixo criança-família-psicoterapeuta.
A Psicoterapia adequa-se ao contexto etário da criança e consoante o mesmo são utilizadas técnicas que utilizam o jogo com “figuras”, o desenho, e outras, ou uma mistura das várias técnicas, conforme for adequado.
Insucesso escolar, medos, insónia, “birras”, timidez, etc., são sinais que alertam os pais para que algo de anormal se passa no desenvolvimento da criança.
Mesmo havendo a noção que alguns períodos de desenvolvimento implicam alterações comportamentais, não deve a recorrência dessas alterações ser considerada normal. Na dúvida é preferível consultar um profissional experiente para avaliar a situação e eventualmente acompanhar o desenvolvimento da criança. Quando uma psicoterapia é indicada deve ser efetuada a bem do desenvolvimento da criança e do seu futuro como adulto.
Consulte também: Psicoterapia, Psicoterapia de Adultos, Psicanálise