Sobre a Psicoterapia de Adultos
Repetimos aqui a frase que colocámos na nossa primeira página:
“Por vezes há que recorrer a uma ajuda especializada para ultrapassar os problemas da vida. Outras, simplesmente porque parece que a vida sempre correu mal e se quer quebrar esse ciclo repetitivo, em prol de uma vida melhor…”.
Com efeito, se excluirmos as patologias especificas mais graves, essa frase condensa o sentimento, o sofrimento e a incompreensão do que se passa “na vida” da grande maioria daqueles que nos procuram para a realização de uma psicoterapia.
Não tendo beneficiado de uma psicoterapia na adolescência ou na infância, ou tendo beneficiado dela de forma incompleta, encontra-se a pessoa, em vários momentos da idade adulta, com as dificuldades de uma estruturação deficiente do deu “self” que se vai expressando de diferentes maneiras ao longo do tempo, mas sempre em desfavor e prejudicando a vida dessa pessoa.
Sentimentos depressivos, falta de sentido e gosto pelas “coisas”, fobias, rituais ou pensamentos obcecantes, ansiedade (por vezes aguda), baixa autoestima. Um conjunto de perturbações que para além dos aspetos sintomáticos, interferem com o dia a dia e com as relações sociais. Refletem-se dessa forma em várias situações não desejáveis para o sucesso e satisfação da vida.
A psicoterapia de adultos visa dar resposta a todas as situações acima sucintamente referidas. É possível tratar os sintomas, conduzindo a uma evolução na qualidade da vida psíquica. A psicoterapia de adultos permite resolver a conflitualidade intrapsíquica decorrente dos processos de desenvolvimento infantil e juvenil, que ficaram amputados na sua expressão mais plena da realização do indivíduo como pessoa.
Actua, essa vertente da psicoterapia, que denominamos por psicoterapia de adultos, incidindo sobre a estrutura da Personalidade, transformando as áreas problemáticas intrapsíquicas através de um processo relacional e exploratório que é feito com o psicoterapeuta. Da progressiva evolução validada com as inerentes diferenças nas interações com o mundo (nomeadamente social), vai resultar uma maior estabilidade, tranquilidade um acréscimo na autoestima que conduz a mesma para os níveis de normalidade consoante a psicoterapia vai evoluindo.
No entanto, se na pespectiva do psicoterapeuta experiente, que trabalha em psicoterapia com adultos, a maior satisfação é sempre retirada do trabalho mais aprofundado e mais profícuo, convém também dizer que a psicoterapia tem momentos, fases e “patamares” que ao serem alcançados, são só por si altamente valiosos para o bem estar do paciente. Ou seja, mesmo sem alcançar a profundidade para que tem potencial, o paciente pode sempre beneficiar de uma psicoterapia, acordada com um psicoterapeuta experiente e que o conduzirá, cuidadosamente, até aos níveis que se propõe atingir.
Consulte também: Psicoterapia, Psicoterapia de Jovens e Adolescentes, Psicanálise